24 de dez. de 2010

Felicitações de Natal e 2011.

O Ano de 2010 foi muito importante para o Brasil, e sobretudo para Economia Solidária.

Neste ano, podemos confirmar e ter certeza que o Brasil, agora com Dilma, vai seguir mudando, seguir mudando na Educação, Cultura, e sobretudo na Economia Social e Solidária.

Elegemos a primeira mulher presidenta,junto com muitos desafios e obstáculos conseguimos manter o tema Ecosol, como uns dos temas centrais e importantes para o próximo governo, considerando-a como ponto importante no desenvolvimento Socio-Ambiental-Economico para o Brasil.

Portanto, em meio a muitas vitórias, o Setorial Nacional de Economia Solidária do PT, deseja a todos e todas bom natal e excelente 2011!

15 de dez. de 2010

Dia Nacional da Economia Solidária

Hoje, 15 de dezembro de 2010 , comemoramos mais um Dia Nacional da Economia Solidária.

O Setorial Nacional de Economia Solidária do PT está muito feliz e externa um parabéns solidário a todos e todas militantes,trabalhadores e apoiadores da Economia, que cada vez mais gera trabalho e renda no nosso país.

Parabéns Ecosol, Parabéns Brasil!

29 de nov. de 2010

Adquirá já sua camiseta do Setorial!

Já estão disponíveis, na sede do Setorial, em Brasília - PT Nacional, as camisetas da Economia Solidária, com o Slogam "Sou PT 13, Sou Economia Solidária".

O Companheiro e Companheira, que ainda não possui a(s) camiseta(s), podem adquiri-las enviando um e-mail com o pedido para o correio eletrônico: rreconomiasolidaria@gmail.com,disponíveis nos tamanhos:PEQUENO, MÉDIO E GRANDE e nas cores:VERMELHA,BRANCA,PRETA E ROXA.

Vista a sua Camisa da Economia Solidária,fortaleça a Ecosol no Brasil,use-a como instrumento de luta por geração de trabalho e renda e transformação econômico-social.

CONTATOS DO SETORIAL:
(61)3213-1394/1395
E-mails:rreconomiasolidaria@gmail.com e ptecosol@pt.org.br

23 de nov. de 2010

I CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA CULTURA.

Com o objetivo de promover a discussão e proposição de Políticas Públicas, à luz de práticas da Economia da Cultura e Economia Solidária, a Prefeitura do Município de Osasco, através da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão - Programa de Economia Popular e Solidária, Secretaria da Cultura de Osasco, Ministério da Cultura e o Ministério do Trabalho e Emprego e a Rede de Gestores de Políticas Públicas de Economia Solidária, realizarão nos dias 24 e 25 de novembro de 2010 a I CONFERÊNCIA NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DA CULTURA.

O evento contará com a participação de Gestores Públicos, Pesquisadores, Estudantes, Artistas, Organizações Sociais e Trabalhadores da Economia Solidária, no âmbito Nacional e Internacional.

DATA: 24 de novembro de 2010, a partir das 09:00
ABERTURA OFICIAL NO TEATRO MUNICIPAL DE OSASCO
Av. dos Autonomistas, 1533, Vila Campesina - Osasco -

DATA: 25 de novembro de 2010, a partir das 09 horas
MINI CONFERÊNCIAS TEMÁTICAS
UNIFIEO - OSASCO
Av. Franz Voegeli, 300 Bloco Prata Vila Yara Osasco

Informações através do telefone:
(11) 3653-1185
(11) 3653-1183
e-mail: conferenciadacultura@gmail.com

FONTE:SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO E INCLUSÃO DE OSASCO

Assista aos vídeos do Presidente LULA discursando em favor da Economia Solidária

No dia 17 de Novembro, quarta-feira, o Presidente Lula discursou em favor da Economia Solidária numa plenária junto ao Conselho Nacional de Economia Solidária, no Planalto da Alvorada.

Na ocasião, o Companheiro Lula assinou importantes decretos, que vão impulsinoar ainda mais as ações de Economia Solidária. Um deles foi a assinatura do Programa Nacional de Incubadoras Populares (PRONINC), que articula ações de geração de trabalho e renda entre empreendimentoS de economia solidária e instituições de ensino superior.O outro foi a criação do Sistema Nacional de Comércio Justo e Solidário que norteia uma série de informações sobre as boas práticas de comercialização,e também levando em conta a questão "Sustentabilidade Sócio-Econômico-Ambiental".

Assista aos vídeos nos links abaixo:

VÍDEO 1:
http://www.youtube.com/watch?v=N_hLDSC0fcs

VÍDEO 2:
http://www.youtube.com/watch?v=PGIqev0VqDs

22 de nov. de 2010

Lula assina decretos que apóiam incubadoras e comércio justo

Ao discursar nesta quarat-feira (17) na reunião plenária do Conselho Nacional de Economia Solidária, no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da economia solidária no país.


“Não apenas consolidamos políticas para a economia solidária como conseguimos motivar estados e municípios a criar e ampliar suas políticas para a atividade. Em 2003, apenas quatro governos estaduais e algumas dezenas de prefeituras tinham políticas de economia solidária. Hoje já são 18 estados e centenas de municípios”, afirmou.

Aos participantes da plenária, Lula afirmou que neste ano quer levar a presidenta eleita, Dilma Rousseff, para o encontro de fim de ano que costuma ter com catadores de papel. “Este é meu último ano e se, Deus quiser, levarei Dilma para passar o bastão para ela lá”, disse Lula.

Durante a plenária, o presidente Lula assinou dois decretos. Um deles disciplina o funcionamento do Programa Nacional de Incubadoras de Cooperativas Populares (Proninc). Por meio de parceria entre o governo e instituições de ensino superior, o Proninc buscará desenvolver e fortalecer processos de incubação de empreendimentos econômicos solidários com foco na geração de trabalho e renda.

“Temos 100 universidades no Brasil com incubadoras e estudantes apoiando pessoas pobres das cooperativas populares pelo Brasil inteiro que se incorporaram à economia solidária. E as universidades têm benefício nisso porque muito se aprende ao interagir diretamente com o povo brasileiro”, disse o secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho, Paul Singer.

O outro decreto institui o Sistema Nacional do Comércio Justo e Solidário, um conjunto de parâmetros para execução de políticas públicas relacionadas à promoção da economia solidária e do comércio justo. Um dos objetivos do sistema é apoiar o processo de educação para o consumo com vistas à adoção de hábitos sustentáveis e à organização dos consumidores para a compra de produtos e serviços de comércio justo e solidário.

O Conselho Nacional de Economia Solidária foi criado em 2003 e é formado por representantes do governo e de entidades que atuam em prol da economia solidária, que é definida como um conjunto de novas práticas de produção e consumo que priorizam o trabalho coletivo e o desenvolvimento local.

FONTE: AGÊNCIA BRASIL

12 de nov. de 2010

Reunião do Setorial ocorerrá na próxima semana.

Nos dias, 16 e 17 de Novembro, no PT Nacional, o Setorial Nacional de Economia Solidária, se reunirá para tratar de vários assuntos importantes pós eleição da Companheira Presidenta Dilma Rousseff e dos demais companheiros eleitos Governadores nos Estados.

As reuniões convocadas pelo Coordenador Nacional do Setorial, Niro Barrios, seguem assim:

COORDENAÇÃO NACIONAL:
Data:16 de Novembro
Local:PT Nacional - subsolo
Horário:18:00

COORDENAÇÃO AMPLIADA(com a participação de representantes de instituições da Economia Solidária):
Data: 17 de Novembro
Local: PT Nacional - 1º andar
Horário: 19:30

A presença dos companheiros e companheiras que militam, trabalham e mais importante, que acreditam, que a Economia Social Solidária é uma ferramenta de transformação social e geradora de trabalho e renda, não deixem de comparecer.

3 de nov. de 2010

O Brasil votou... e votou certo!!!

Mais uma vez o Brasil compareceu às urnas, e de uma vez por todas, sem deixar nenhuma sombra de dúvidas, que os Brasileiros queriam Dilma Presidente.

Dilma Rousseff, vai fortalecer ainda mais o que o Companheiro Lula fez nestes quase 8anos de um governo vitorioso e vai avançar colocando num futuro próximo o Brasil no rol das 5 maiores nações do mundo.

E não distante disso tudo, entre vários avanços que a Companheira Dilma dará, um deles, será a na Economia Social e Solidária.

Portanto,

Parabéns à militância que lotou as ruas de todo o Brasil, aos movimentos sociais, enfim, todos aqueles que levantaram suas bandeiras, pediram voto e votaram na 1ª Presidente Mulher eleita do Brasil.

Parabéns Partido dos Trabalhadores!

28 de out. de 2010

Brasil, líder mundial de reciclagem de latinhas!!!

Pela nona vez, Brasil é líder mundial de reciclagem de latas de alumínio
Publicidade

DA AGÊNCIA BRASIL

O Brasil atingiu no ano passado mais um recorde de reciclagem de latas de alumínio. Foram reutilizadas 98,2% das latas vendidas. Ao todo, 198,8 mil toneladas de alumínio, das 202,5 mil toneladas vendidas, foram recicladas.

Os dados constam do balanço da coleta do material divulgado nesta quinta-feira pela Abal (Associação Brasileira do Alumínio) e a Abralatas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade). Com o resultado, segundo as entidades, o Brasil conquista pela nona vez consecutiva o posto do país com maior índice de reciclagem de latas do mundo.

Rio ganha mais um ecoponto para coleta de lixo reciclável
ONU elogia reciclagem brasileira em relatório
Programa de recolhimento de óleo vegetal chega a órgãos públicos no centro do Rio

Na comparação entre 2009 com o ano anterior, a quantidade de latas recicladas aumentou 19,9%. Em 2008, foram reutilizadas 91,6% das latas vendidas pela indústria, o que representa cerca de 165 mil toneladas.

Rogério Cassimiro/Folha Imagem

Segundo associações, foram reutilizadas 98,2% das latas vendidas, o equivalente a 198,8 mil toneladas de alumínio

Em 2009, a reciclagem das latas de alumínio movimentou R$ 1,3 bilhão. Deste total, R$ 382 milhões foram gerados só com trabalho de coleta do material.

"Se toda coleta de latas fosse feita por uma empresa só, ela estaria entre as mil maiores do país", complementou Henio de Nicola, presidente da Abal, em entrevista coletiva em São Paulo.

Com a reciclagem do alumínio das latas, também foram economizados 2,9 mil gigawatts-hora (GWh). Com esta energia, seria possível atender à demanda anual de uma cidade como Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, que tem 1,2 milhão de habitantes.

FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO

Setorial do CE realiza Plenária de Apoio a Dilma

Nesta quinta-feira, 28 de Outubro, o Setorial de Economia Solidária do Ceará, realizará um Ato de Apoio a Dilma.

Local: PT Ceará - Avenida da Universidade, nº2189
Horário:17h

16 de out. de 2010

Manifestação de apoio “Dilma Rousseff presidente”

Belo Horizonte, 16 de outubro de 2010

Nós, organizações populares, que organizam, apoiam e representam trabalhadoras e
trabalhadores do campo e da cidade, em sindicatos, associações, cooperativas, empreendimentos de economia solidária e movimentos sociais, e que defendemos a agricultura familiar, a reforma agrária, a economia solidária, a economia a serviço da vida, a soberania e segurança alimentar e a agroecologia como base para um modelo de desenvolvimento sustentável, manifestamos à nação brasileira nosso apoio à candidata Dilma Rousseff.

O Brasil de hoje não é mais o Brasil de 8 anos atrás e nossos trabalhadores e trabalhadoras não querem o retrocesso, a volta do passado e nem interromper os avanços que conquistamos no governo Lula. É por isso que, para nós, o País está diante da mais importante eleição presidencial de sua história.

Hoje é o Dia Mundial da Alimentação, e o Brasil pode se orgulhar de ter cumprido, em
metade do tempo, uma das principais metas do milênio ao retirar da fome e da pobreza
28 milhões de brasileiras e brasileiros, graças ao conjunto das políticas sociais, culturais e econômicas inovadoras, dentre as quais destacamos o aumento do salário mínimo, geração de trabalho e renda, programa Fome Zero, Bolsa Família, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), Territórios da Cidadania e a criação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

Temos a convicção de que Dilma na presidência garantirá a manutenção e expansão deste
projeto de nação, permitindo ao povo brasileiro um novo ciclo de desenvolvimento sustentável que garanta o avanço na reforma agrária e justiça social e ambiental, na defesa da segurança e soberania alimentar e nutricional, no reconhecimento do trabalho associado e da economia solidária, no fortalecimento do associativismo e do cooperativismo, na ampliação do fomento da produção da agricultura familiar, camponesa e agroecológica, na melhoria de trabalho e renda dos trabalhadores rurais, na promoção do consumo responsável e na preservação da natureza e da biodiversidade brasileiras, em especial os biomas da Amazônia e do Cerrado.

Estamos certos de que Dilma promoverá políticas estruturantes e a garantia dos direitos sociais conquistados, ampliando a igualdade de oportunidades entre mulheres e homens, sem distinção de raça, etnia e religião e reconhecimento dos povos e comunidades tradicionais, fortalecendo políticas afirmativas de gênero, juventude e terceira idade.

Por isso conclamamos a sociedade brasileira, sobretudo trabalhadoras e trabalhadores do campo e da cidade para, em uma grande mobilização popular,elegermos Dilma Rousseff
presidente do Brasil.

CONTAG UNICAFES
Via Campesina
UNISOL - BR
ANCOSOL
Fórum Brasileiro de Economia Solidária
CONCRAB
CUT
CTB
Movimento Nac. de Catadores de Mat. Recicláveis
Cons. Nacional das Populações Extrativistas
FETRAF BR
ADS/CUT
ANTEAG
Inst. Marista de Solidariedade
RedeSol / BH Pastoral de Rua / BH Observatório do Trabalho da UFMG
Rede de Gestores Públicos de Economia Solidária
Rede de ITCPs
Fórum Bras. de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
Articulação Nacional de Agroecologia

15 de out. de 2010

Setoriais do DF e Nacional realizam Plenária sobre Meio Ambiente






Ontem, dia 14 de Setembro de 2010, houve a Plenária sobre Plano de Governo da Dilma e do Agnelo para o Meio Ambiente.

Na ocasião, compareceram diversos militantes, acessores de Deputados Distritais e Federais eleitos,cientistas políticos,representantes do CDT-UnB(Incubadora Social e Solidária),catadores e apoiadores de modo geral.

A Reunião pautou-se na discussão dos problemas que assolam o Meio Ambiente ainda , principalmente no Distrito Federal.O foco do encontro deu-se na questão dos Resíduos Sólidos,Lixão de Brasília e todo seu funcionamento como:coleta,manejo,armazenamento e destino final.

Dentre os participantes, o Presidente da Central das Cooperativas de Catadores de Materias Recicláveis do Distrito Federal, Roney Silva, falou sobre alguns pontos preocupantes e o novo olhar dos catadores sobre o tema em questão:

"Precisa fazer um evento e mostrar a cadeia produtiva... O importante é mostrar o processo produtivo e que familías sobrevivem dos resíduos.."

Roney ainda falou sobre o Decreto Presidencial 5.940, que assegura aos catadores a Coleta dos Resíduos Recicláveis nos órgãos públicos.

6 de out. de 2010

São Carlos (SP) realiza Feira de Economia Solidária no próximo dia 9

A partir do próximo dia 9 a população de São Carlos, no interior de São Paulo, e cidades vizinhas, poderão usufruir das atividades da II Feira de Economia Solidária: semeando práticas solidárias. A feira acontece junto com as atividades do 4° Festival CONTATO e segue até o dia 11, na Praça Coronel Salles.

De acordo com Rita de Cássia Fajardo, do Departamento de Apoio à Economia Solidária da Prefeitura de São Carlos, pelo fato de o Festival CONTATO de música independente ser autogestionário, uma das principais características da ES, é que a Feira buscou a realização conjunta dos eventos. "Neste ano estamos em processo de fortalecimento da parceria com o festival CONTATO. A expectativa é que os dois eventos se tornem coisa só", adiantou.

Segundo Rita, cerca de 40 empreendimentos farão exposição dos seus produtos e serviços. "Teremos produtos como alimentação, alimentos artesanais como pães de mel, agricultura familiar, confecção, artesanato em geral e serviços como ecoturismo, cooperativas de reciclagem, microcrédito imobiliários, entre outros", detalhou.

Além da comercialização dos produtos e dos momentos culturais promovidos pelo festival, Rita informou que a Feira de Economia Solidária também oferecerá oficinas de formação e capacitação técnica. Entre os temas destacados estão Trocas Solidárias e Consumo Consciente.

Ela destacou ainda que os conceitos sobre o que é Economia Solidária serão transmitidos ao público também através de folders explicativos. Através dos folhetos os e as visitantes da Feira conhecerão o trabalho associado, cooperativo e autogestionário dos empreendedores solidários, e saberão que este tipo de economia inclusiva se preocupa com a preservação ambiental e com o consumo responsável e sem desperdícios. A expectativa é que 4 mil pessoas circulem por dia, pelo espaço dos eventos.

Além da Feira e do Festival CONTATO, também será reaizado, pela primeira vez, o Festival Gastronômico da região. Rita explicou que 12 restaurantes inscreveram um prato específico dentro dos valores estipulados pela organização: R$ 9,90, R$ 19,90 e R$ 29,90, para que a população possa experimentar uma refeição diferente.

Mais informações através do e-mail do Centro Público de Economia Solidária de São
Carlos: feiraecosol.saocarlos@gmail.com ou pelo telefone: (16) 3307-6808.

Acesse também o blog: http://economiasolidariasaocarlos.blogspot.com.
Adital, 30/9/09 – www.adital.com.br

FONTE:www.pt.org.br

20 de set. de 2010

Ciência e Tecnologia em pauta durante almoço




O Candidato e futuro Governador do DF, Agnelo Queiroz e os candidatos ao senado da Coligação "Um Novo Caminho", Cristovam Buarque e Rodrigo Rollemberg, estiveram em uma agenda muito importante. Eles falaram juntamente com parceiros e representantes de Entidades que fomentam a Pesquisa, Inovação e Tecnologia.

Na ocasião,Cristovam e Rollemberg falaram que este tema,tem extrema relevância e importância para a Geração de Trabalho e Renda e que colocará de fato, Brasília em local de destaque nacional no que for referente a Ciência e Tecnologia, como já acontece, por exemplo com São Paulo, Campinas e outras cidades.

Por último, Agnelo enfatizou inclusive, o número de pessoas capacitadas para trabalharem em Pesquisas e Inovação no DF.

I SEMINÁRIO DE ECONOMIA SOLIDÁRIA DE CONGONHAS

“A Construção do Marco Legal e a Organização da Política Pública de Economia Solidária para Congonhas”

Estamos trabalhando para construir o Marco Legal de Economia Solidária em nosso município e todos estão convidados a participar do ’I Seminário Municipal de Economia Solidária de Congonhas’, no dia 23 de Setembro, das 14h às 18h, no Auditório da E.M. Oscar Weinschenk, na Matriz.

PROGRAMAÇÃO:

Mesa de Abertura - 14:00h/14:15h
Padre Paulo Barbosa (Coordenador da Dimensão Política da Diocese de Mariana); Lourival Andrade (Secretário de Desenvolvimento Sustentável); Adeir dos Santos (Vereador e Autor do projeto de lei da Economia Solidária para Congonhas); Rosane Moreira da Cruz (Secretária de Educação); Rodrigo Vieira (Membro da Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária); Maricéia Moreira (Coordenadora do Fórum Regional de Economia Solidária do Campo das Vertentes); Amauri Queiroz (SDS/Fórum Municipal de Economia Solidária).

Mesa 01 – 14:30h/ 16:00h - A Conjuntura da Economia Solidária no Brasil - Construção do Marco Legal e da Política Pública Nacional.
Palestrantes: Rodrigo Vieira (Membro da Coordenação Executiva do Fórum Brasileiro de Economia Solidária); Maricéia Moreira (Coordenadora do Fórum Regional de Economia Solidária do Campo das Vertentes);

Mesa 02 – 16:00h/17:00h - Conselhos e Fundos Públicos de Congonhas: construção e consolidação de políticas públicas em Congonhas.
Palestrantes: Renan Senra (Diretor da Casa dos Conselhos de Congonhas); Fátima Sabará (Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente.

Mesa 03 –- 17:00h/18:00h Uma Proposta de Política Pública de Economia Solidária para Congonhas:
Palestrantes: Adeir dos Santos (Vereador); Rosane Cruz (Secretária Municipal de Educação); Adriana Matozinhos (CAPS Livremente e Coordenadora do Fórum Municipal de Economia Solidária); ); Wilma Rodrigues Cláudio (ASCACON/Fórum Municipal de Economia Solidária); Maria das Graças Veloso (UNIARTE/ Fórum Municipal de Economia Solidária).


Fonte:Secretaria de Desenvolvimento Sustentável
Prefeitura Municipal de Congonhas - MG

14 de set. de 2010

Setorial Nacional comanda reunião de Programa de Governo Dilma







Hoje, dia 14 de Setembro de 2010, reuniram-se no Comitê da futura Presidente do Brasil, Dilma Roussef ,o Setorial Nacional de Economia Solidária do PT e demais parceiros do Governo Lula, que juntos fecharam propostas, anseios, demandas e perpectivas a respeito do tema " Economia Solidária - Política e Estratégia de Desenvolvimento para o Brasil Seguir Mudando".

O Setorial Nacional já tem registradas suas contribuuições para o Governo Dilma, fruto da mobilização dos militantes e articulação através do Secretário Nacional, Niro Barrios.

Na ocasião diversos temas foram abordados e ressaltados como prioridades para composição do Plano de Governo 2011-2014, tais como os 4 grandes eixos que nortearão o documento:

* CONSTITUIÇÃO DO SISTEMA PÚBLICO
* CRIAÇÃO DO FUNDO PÚBLICO NACIONAL
* RECONHECIMENTO LEGAL DAS FORMAS ORGANIZATIVAS
* DEFINIÇÃO DO ESPAÇO INSTITUCIONAL PARA A ECONOMIA SOLIDÁRIA


Durante a reunião alguns pontos foram relembrados como imprescindíveis para comporem a Política Nacional de Economia Solidária : Crédito, Comercialização, Transversalidade entre os temas setoriais e nos ministérios.

Nas falas individuais,

Jorge Nascimento(SENAES),começa dizendo que a Ecosol não é uma política compensatória e sim, uma alternativa para o Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental.

Helvio Gaspar(BNDES),ressaltou a importância da Economia Solidária não só durante o Governo Lula, mas para os próximos também.

Jorge Streit(FBB)abordou a necessidade de um "olhar cuidadoso" para o Crédito e como os Empreendimentos de Economia Solidária irão acessá-lo.

Silvio Monteiro(UNICAFES) ratificou que o conceito de Economia Solidária deve estar presente em todas as iniciativas do Governo Dilma.

Niro Barrios(SENAES-PT)reforçou o quanto representa de estratégico os 4 Grandes Eixos para comporem o Plano de Governo Dilma.

3 de set. de 2010

Agnelo recebe propostas da Economia Solidária em caminhada





Ontem, dia 02 de setembro, durante a "Caminhada da Economia Solidária" na Estrutural, o futuro Governador do DF, Agnelo Queiroz, juntamente com Rodrigo Rollemberg, este candidato a Senador, receberam das mãos da Coordenadora do Setorial de Economia Solidária do PT-DF, Cristiane Santos e do Coordenador Nacional do Setorial, Niro Barrios, as propostas da Ecosol para o Plano de Governo "Agnelo Governador 2011-2014".

26 de ago. de 2010

Setorial do DF realiza "Caminhada da Economia Solidária"!!!



O Candidato a Governador do DF pelo PT, Agnelo Queiroz, participará com diversos militantes da "Caminhada da Economia Solidária".

Agnelo já mostrou que é um verdadeiro defensor da Economia Solidária e no seu governo, sendo eleito, fará com que a Ecosol seja uma ferramenta importante de Política e Estratégia de Desenvolvimento para o Distrito Federal.

A Caminhada será na quinta-feira,02 de setembro às 10h na Estrutural. A concentração será em frente ao Posto Policial.

16 de ago. de 2010

Encontro Municipal de ECOSOL de Carapicuíba



1º Encontro Municipal de ECOSOL de Carapicuíba, cujo o tema será "Em Carapicuíba, Economia Solidária é lei",
onde será apresentada a lei nº2.992 de 16 de Abril de 2010 que cria o programa "Cidade Solidária", terão ainda algumas mesas sobre: ECOSOL enquanto estratégia de desenvolvimento (UNITRABALHO),
Construção das politicas públicas de ECOSOL(rede de Gestores), Depoimento de trabalhadores de Empreendimentos Solidários, e uma sobre Bancos comunitários (NESOL/USP).
Pretende-se ainda apresentar a Comissão Municipal de ECOSOL, que será o "embrião" do Conselho Municipal de ECOSOL, O encontro será no dia 27/08 a partir das 08:30, na igreja Santa Rita (AV: Inocêncio Seráfico, 3,850, Vila Dirce).

Informações:
(11) 4164-5505/Luciano/4164-5452/Querem (Sec desenv.econômico e trabalho) e 4184-5865Feliciano(sec. Assist.Social) e pelo e-mail:luckmina@gmail.com.

Fonte:
Luciano Mina.
Coordenador Economia solidária.
Secretária do Desenvolvimento Econômico,Social e Trabalho.
Prefeitura de Carapicuíba/SP

6 de ago. de 2010

Setorial de Mato Grosso se prepara para encontro

O Setorial Estadual de Mato Grosso realizará neste domingo, dia 08/08 o I Encontro do Setorial de Economia Solidária. O Evento tem como objetivo levantar, discutir e encaminhar propostas de Ecosol para os candidatos comprometidos com o tema.

Veja abaixo a programação:

08:30 - Apresentação dos participantes.
08:45 - Propostas do Setorial Nacional de Economia Solidária. Apresentação e debate.
09:30 - A conjuntura da Economia Solidária em MT. Apresentação e debate.
10:20 - Estratégias de organização do Setorial
11:00 - Avaliação e encerramento.

para mais informações, ligue:
(65)8403-3171 - Rosângela Góes

3 de ago. de 2010

Lula sanciona lei sobre política nacional de reciclagem de lixo

Durante a sanção do projeto de lei que cria a Política Nacional de Resíduos Sólidos (lixo) no país, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a lei é uma revolução em termo ambientais no Brasil. O presidente ressaltou ainda que a nova lei simboliza a vitória dos catadores de lixo.

“É com muito orgulho que participo dessa cerimônia em que, finalmente, sancionamos a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Simboliza a vitória das entidades que trabalham nessa área. A adoção de uma lei nacional para o manejo dos resíduos sólidos é uma revolução em termos ambientais”, discursou Lula.

“O maior mérito dessa lei é a inclusão social de trabalhadores e trabalhadoras que, por muitos anos, foram esquecidos e maltratados pelo Poder Público. Ela está de acordo com a missão do nosso governo de fazer o Brasil crescer para todos, respeitando o meio ambiente”, acrescentou Lula.

O presidente cobrou da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, que trabalhe para que a regulamentação da lei ocorra antes de 90 dias. “Para que fazermos uma lei, se ela não é sancionada?” perguntou Lula.

O representante do Movimento Nacional dos Catadores de Lixo, Severino Lima Junior, disse que a nova lei ajudará na valorização da profissão dos catadores. Para ele, a medida deve ser cuidada “como uma menina” para que a sua regulamentação ocorra de modo célere. “Queremos uma vida mais digna. Queremos ser reconhecidos como catadores de materiais recicláveis e não como catadores de lixo”, afirmou.

A ministra do Meio Ambiente disse que a sanção da Política Nacional de Resíduos Sólidos trará mais responsabilidade para os gestores públicos. “A nova lei traz para o presente a responsabilidade para os gestores públicos de acabar com os lixões. Não é possível que ainda tenhamos lixões. É possível avançar, sim”, afirmou Izabella Teixeira.

Com a sanção da lei, o Brasil passa a ter um marco regulatório na área de resíduos sólidos. A lei faz a distinção entre resíduo (lixo que pode ser reaproveitado ou reciclado) e rejeito (o que não é passível de reaproveitamento) . A lei se refere a todo tipo de resíduo: doméstico, industrial, construção civil, eletroeletrônico, lâmpadas de vapores mercuriais, agrosilvopastoril, da área de saúde, perigosos etc.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos reúne princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes para a gestão dos resíduos sólidos. O projeto de lei, que tramitou por mais de 20 anos no Congresso Nacional até que fosse aprovada, responsabiliza as empresas pelo recolhimento de produtos descartáveis (logística reversa), estabelece a integração de municípios na gestão dos resíduos e responsabiliza toda a sociedade pela geração de lixo.

FONTE:Agência Brasil

Agente do BR Local Centro Oeste fala sobre Projeto

*José Augusto Peixoto Neto é geógrafo e educador popular. Atua no projeto BRASIL LOCAL CENTRO OESTE, em que articula, organiza e estimula a criação de empreendimentos de economia solidária no Distrito Federal.

Em entrevista, Augusto conta quais são suas impressões sobre o Projeto:

SNES-PT: Quais são as expectativas para o Brasil Local?
Augusto: As expectativas são muito positivas, tendo em vista que já há a consolidação dos E.E.S. no DF. Ao término do projeto espero que a comunidade de Brasília veja a Economia Solidária como uma alternativa e os produtos estejam ao alcance de todos os consumidores, observando preço, demanda, acabamento, enfim, o produto final. Vale Ressaltar que a Ecosol deve ser também economicamente viável, porém saindo da lógica neo-liberal de mercado, onde o que importa é apenas o lucro.

SNES-PT: Quais são as maiores dificuldades que você enfrentou ou está enfrentando no Projeto para identificar os atores?
Augusto: Eu prefiro chamar de desafios. Acredito que alguns deles precisam ser superados, como a comercialização, o fortalecimento das organizações, a formação dos dirigentes e a maneira de tornar os produtos e serviços competitivos no mercado. Todos estes desafios colocados estão em um grau de importância máxima para que os E.E.S. tenham sua autonomia e independência financeira.

SNES-PT: Como a Economia Solidária no DF pode crescer e fazer parte do desenvolvimento econômico da região?
Augusto: Deve-se desconstruir a máxima de que os produtos da Ecosol são para poucos. Acredito que isso acontecerá com a eleição do candidato a Governador Agnelo Queiroz, que já se mostrou preocupado e adepto ao tema, na construção de políticas públicas pautadas na participação popular, recursos de fomento para a Ecosol no DF e subsídios para E.E.S.
Outro ponto importante, que ajudará no fortalecimento da Ecosol, é a construção e articulação das Redes Solidárias, onde os ganhos auferidos da comercialização entre os participantes fiquem na comunidade. E, por fim, que os produtos e serviços da Ecosol também tenham a preocupação de serem ambientalmente corretos, socialmente justos e radicalmente democráticos.

30 de jul. de 2010

Setoriais se organizam para realizar plenárias

Os Setoriais Estaduais de Economia Solidária do PT se preparam para realizar as plenárias nos estados. Conforme ocorreu em Brasília, no evento "II Plenária Nacional de Economia Solidária do PT", que aconteceu no Hotel Nacional na mesma semana da II Conferência Nacional de Economia Solidária, os setorias estão empenhados para produzirem os respectivos documentos voltados para a Ecosol, como "Política e Estratégia de Desenvolvimento".

28 de jul. de 2010

Catadores vão gerir a Usina de Reciclagem em Santa Cruz do Sul- RS

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vereadores de Santa Cruz do Sul, no dia 19de julho,foi aprovado o projeto de lei que autoriza o repasse da Usina Municipal de Reciclagem aos catadores organizados em Santa Cruz do Sul - RS.

A usina que desde de 1998 foi administrada por uma empresa privada, agora passará a ser gerida pelos catadores.A coleta e destinação final continuará sendo feita pela mesma empresa.Os catadores ficarão responsáveis pela operacionalização da usina no que cabe a triagem, classificação e separação dos resíduos recicláveis.

O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, os quais se pronunciaram antes e após a aprovação do projeto. Referendando a importância do referido projeto para a inclusão sócio-econômica dos catadores e a contribuição para Santa Cruz se transformar num modelo de gestão dos resíduos.

REDE SOLIDÁRIA

Os catadores não estão sozinhos nesta caminhada, contam com o apoio da Universidade de Santa Cruz do Sul-UNISC, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul-UERGS, lideranças comunitárias, entidades estudantis, sindicatos, escolas e comunidades.
“ O FACS foi e é muito importante para ampliação do debate e a construção coletiva de propostas para a coleta seletiva e reciclagem em Santa Cruz”, comenta Fagner Antonio, militante do MNCR.
O Fórum de Ação pela Coleta Seletiva Solidária e Reciclagem de Santa Cruz do Sul-FACS, foi fundado em maio de 2009, e desde então vem realizando encontros regulares para discutir temas relacionados ao tema e propor alternativas de desenvolvimento sustentável para o município.

COLETA SELETIVA

Segundo acordos firmados, através de propostas elaboradas no FACS, será implementado em breve um projeto piloto de coleta seletiva que abrange 6 bairros de Santa Cruz(Avenida, Cohab-independência, Margarida Aurora, Monte Verde, Higienópolis e Centro).

Para que isto se efetive será feito uma ampla campanha de conscientização ambiental para a importância da separação dos resíduos, realizada por todos os agentes envolvidos no processo.


CAPACIDADE DE GESTÃO

Os catadores já vem realizando um curso de capacitação desde maio(conquista nacional do MNCR), bem como elaborando o plano de gestão com apoio da incubadora tecnológica da UNISC, para iniciar os trabalhos com um grupo capaz de assumir e cumprir com as novas responsabilidades.

Leia o texto na íntegra - www.mncr.org.br
Fonte:MNCR

SEBRAE lança edital de Seleção Pública

Chamada Pública de Patrocínio

Edital de Seleção Pública de Projetos para Patrocínio pelo SEBRAE

O Sebrae abre processo seletivo para definição de projetos a serem patrocinados no segundo semestre de 2010 e primeiro semestre de 2011, na modalidade de concessão de patrocínio por Seleção.

Os interessados devem observar os termos do Edital da Chamada Pública de Patrocínio Nº. 01/2010, que estabelece o período de 04 de julho a 10 de agosto de 2010 para a inscrição de projetos exclusivamente via portal Sebrae, com preenchimento e envio online do Formulário de Solicitação de Patrocínio.

Podem participar desse processo pessoas jurídicas com ou sem finalidade lucrativa, que estejam com regularidade documental e fiscal, sendo possível inscrever até dois projetos por CNPJ, relacionados a:
eventos: feiras, exposições, show-rooms, workshops, encontros empresariais, palestras, cursos, conferências, seminários, missões, rodadas de negócios, premiações, solenidades e atividades afins;
publicações: livros, manuais, anuários, pesquisas, guias, teses e outras publicações cujos conteúdos colaborem para fomentar o empreendedorismo e disseminar informações de interesse das MPE;
ações diversas: produções audiovisuais e projetos de caráter social, econômico e cultural.


Os projetos devem ter sintonia com a missão do Sebrae de promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo e precisam evidenciar benefícios para esse segmento produtivo.

Para melhor compreensão do papel do Sebrae, é recomendável que antes de iniciar o cadastramento do projeto o proponente leia com atenção a Política de Patrocínio e a Instrução Normativa 40/03, documentos que traçam as diretrizes e norteiam a atuação do Sebrae como patrocinador de projetos de terceiros.

A aplicação da logomarca do Sebrae em layouts a serem anexados aos projetos inscritos deverá seguir as orientações constantes no Manual de Aplicação da Marca.

É importante atentar para o fato de que todas as contrapartidas oferecidas ao Sebrae deverão ser comprovadas pela patrocinada.

Se você deseja elaborar um esboço prévio do seu projeto, poderá utilizar o formulário em Word, lembrando que versão final deverá ser preenchida diretamente no Portal Sebrae, sendo válida a operação de copiar/colar.

Fonte:SEBRAE http://www.sebrae.com.br/customizado/sebrae/institucional/patrocinio/chamada-publica

15 de jul. de 2010

FUNASA lança edital para Catadores

A Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, dando continuidade às ações de fomento aos Catadores de Resíduos Recicláveis, publicou o Edital de Chamamento Público nº 001/2010-DENSP/FUNASA/MS, para apresentação e seleção de Projetos relativos à ação de “Implementação de Projetos de Coleta e Reciclagem de Materiais”.
Poderão participar da seleção Associações ou Cooperativas de todo o território nacional, de qualquer região, estado e município, incluindo o Distrito Federal, desde que integradas reconhecidamente por catadores de materiais recicláveis.
Os empreendimentos selecionados serão apoiados em até R $ 200.000,00 (duzentos mil reais) por projeto. Todavia, nas propostas a serem apresentadas, poderão ser acatadas apenas as despesas qualificadas como de investimento, atendendo as finalidades de construção ou ampliação de galpão de triagem, aquisição de equipamentos para operacionalização das unidades de triagem e aquisição de caminhões e outros veículos a serem utilizados nas atividades de coleta e transporte de materiais recicláveis.
O investimento total será da ordem de R$ 24.213.011,00 para este ano, com estimativa de contemplar, no mínimo, 112 Associações ou Cooperativas, até atingir o total do recurso orçamentário disponibilizado.
Os interessados terão até o dia 13 de agosto de 2010 para realizar o cadastro e envio da Proposta/Plano de trabalho no sistema de Convênios – SICONV.

Maiores informações sobre o Edital poderão ser encontradas no site: www.funasa.gov.br/internet/linkBanner/editalChamCatadores.asp.

Atenciosamente,

DEPARTAMENTO DE ESTUDOS E DIVULGAÇÃO
Secretaria Nacional de Economia Solidária

Fonte: SENAES

13 de jul. de 2010

Dilma e Michel inauguram hoje (13) comitê central da campanha, em Brasília

O comitê político da campanha de Dilma Rousseff abre as portas nesta terça-feira (13), em Brasília.

A inauguração será realizada às 18 horas, com a participação de Dilma Rousseff e do seu vice, Michel Temer (PMDB), além de lideranças políticas de todos os dez partidos que compõem a coligação Para o Brasil seguir mudando. O evento é aberto ao público.

Situado no Setor Comercial Sul, o local será um ambiente para receber eleitores, debater propostas e distribuir materiais de campanha. O espaço também abrigará uma loja para a venda de artigos como bottons e camisetas, além de parte da equipe da candidata.

Inauguração do Comitê 13
Local: Setor Comercial Sul. Quadra 2, Bloco C nº 179 – Edifício Vitória
Data: 13/07
Hora: 18h

Fonte:www.pt.org.br

Setorial de São Paulo realiza plenária







O Setorial de Economia Solidária do PT-SP realizou no dia 23 de junho, a última Plenária Estadual, que teve como objetivo principal a Sistematização das Propostas de Governo Mercadante, com o tema "Sou Mercadante,Sou Economia Solidária".

No encontro foram debatidos e propostos alguns assuntos, entre eles estão:

*Criação de um Secretaria Estadual de Economia Solidária, que implantará políticas sustentáveis de fomento, assessoria técnica, comercialização, formação, apoio, financiamento, diálogo com demais secretarias para introduzir ou ampliar a pauta da economia solidária de maneira transversal na política pública.
Garantindo o controle social através da implantação do Conselho Estadual de ECOSOL, que deve ser criado de forma paritária, com a participação do Estado e da Sociedade Civil;

*Criação de uma política de Comercialização e Centrais de Distribuição de produtos da Economia Solidária, da agricultura familiar e de Micro Empreendedores Individuais (MEI), organizados;

entre outros pontos importamtes.

Caso haja interesse para ver o documento na íntegra,envie um e-mail para ptecosol@pt.org.br, ou nrnbarrios@yahoo.com.br

8 de jul. de 2010

Senado Federal aprova a Política Nacional de Resíduos Sólidos

Nesta quarta-feira, 07 de Julho, foi aprovada no Senado a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que regulamenta e cria mecanismos de como deve ser feito, por exemplo, o correto descarte do lixo.

O documento aborda temas como: Logística Reversa e a Responsabilidade das Empresas perante o descarte de lâmpadas, pilhas, baterias, pneus e outros itens.

Fonte: Senado Federal
http://www.senado.gov.br/noticias/verNoticia.aspx?codNoticia=103389&codAplicativo=2&codEditoria=2

7 de jul. de 2010

Governo já legalizou cerca de 400 mil microempresários informais

Após um ano de funcionamento, cerca de 400 mil pessoas fizeram cadastro no programa Microempreendedor Individual, lançado em 1º de julho de 2009 com o objetivo de legalizar quem trabalha por conta própria, segundo informou nesta terça-feira (6/7) o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A meta é chegar ao final deste ano com 1 milhão de cadastrados.

De acordo com o ministério, entre as atividades com maior número de inscrições no programa estão comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (9,55%), cabeleireiros (7,27%) e lanchonetes, casas de chá, de sucos e similares (3,25%). Também estão na lista comércio de produtos alimentícios, como minimercados, mercearias e armazéns (3,24%), bares e outros estabelecimentos especializados em servir bebidas (3,18%), confecção sob medida de peças do vestuário (2,69%), entre outros segmentos.

O programa prevê a formalização dos pequenos empreendedores que faturam, no máximo, R$ 36 mil por ano e empregam até um funcionário que receba salário mínimo ou o piso da categoria. Para se cadastrar, o interessado não pode ter participação em outra empresa.

O ministério lembra que os cadastrados são enquadrados no Simples Nacional. Ficam isentos dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL) e pagam o valor fixo mensal de R$ 57,10 (setores de comércio ou indústria) ou R$ 62,10 (setor de prestação de serviços). Esse dinheiro é destinado à Previdência Social e ao pagamento de ICMS ou ISS. Contribuições que permitem o acesso aos benefícios previdenciários, como auxílio-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria, entre outros.

Outra vantagem apontada pelo ministério é que os pequenos empresários legalizados ainda têm direito a aquisições de bens e serviços oferecidos pelos governos, com dispensas de escrituração fiscal e contábil e de algumas vistorias prévias. Por lei, os escritórios de contabilidade optantes do Super Simples devem orientar gratuitamente os novos empreendedores a fazer a primeira declaração de Imposto de Renda. A formalização do empreendedor individual é feita somente pela internet, no Portal do Empreendedor.

Fonte: Agência Brasil - Correio Braziliense

6 de jul. de 2010

Santa Maria (RS) está pronta para mais uma FEICOOP



A cidade de Santa Maria no Rio Grande do Sul sediará a 17ª Feira de Economia Solidária do Mercosul, que começa no dia 09 de julho e termina no dia 11. A feira acontece desde 1994 e conta com a presença de diversos Empreendimentos de Economia Solidária e Autoridades dos países que formam o Mercado Comum do Sul.

Copie o endereço abaixo da programação - Fonte: Brasil Autogestionário.
www.brasilautogestionario.org/wp-content/uploads/2010/06/Programação-da-17ª-FEICOOP.doc

1 de jul. de 2010

Câmara Municipal de Fortaleza institui medalha Paul Singer de Economia Solidária



O Plenário da Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira, 29, projeto de resolução que institui a Medalha Paul Singer, comenda anual destinada a agraciar pessoas físicas ou jurídicas com atuação relevante no setor de economia solidária.

O projeto de autoria do vereador Ronivaldo Maia, líder do PT na Câmara, é mais uma iniciativa no sentido de fortalecer a economia solidária em Fortaleza, a exemplo do marco legal da atividade, já sancionado pela gestão municipal.

Fonte: Site www.ronivaldomaia.org.br

30 de jun. de 2010

Convenção do PT-DF formaliza Agnelo




No dia 27 de Junho de 2010, ocorreu em Brasília, no Parque da Cidade, a convenção que homologou a chapa "Agnelo Governador", composta por: Agnelo Queiroz(Governador), Tadeu Filipelli(Vice-Governador), Cristovam Buarque(Senador) e Rodrigo Rollemberg(Senador).
Na sua fala, Agnelo destacou a importância da Economia Solidária como Estratégia de Desenvolvimento e Geração de Trabalho e Renda.

28 de jun. de 2010

Marcha pela aprovação da Lei de Política Nacional de Economia Solidária



Foto - Fonte: Fórum Brasileiro de Economia Solidária

No dia 18 de Junho de 2010, o Setorial Nacional de Economia Solidária do PT se juntou a diversos militantes, gestores públicos, autoridades presentes e representantes de empreendimentos de Economia Solidária de todo Brasil, a fim de entregarem a Proposta de Lei de iniciativa popular para parlamentares na Câmara dos Deputados, Lei essa que visa a criação da Política Nacional de Economia Solidária.
Em sessão da Comissão de Legislação Participativa , houve o momento da entrega da Proposta de Lei, vários deputados do PT e alguns do PSB estavam presentes como forma de apoio à iniciativa.
A marcha contou com aproximadamente 1000 pessoas que saíram do gramado central da Esplanada dos Ministérios em direção à Câmara dos Deputados.

26 de jun. de 2010

Baixe agora a arte do nosso adesivo

24 de jun. de 2010

Dilma e Secretário do Setorial, Niro Barrios

Coordenação do Setorial Nacional, Secretário de Movimentos Populares e Dilma

23 de jun. de 2010

Convenção de homologação da candidatura à presidência da companheira Dilma Rousseff







II Conferência Nacional de Economia Solidária


Momento de falas ao plenário.

22 de jun. de 2010

II Conferência Nacional de Economia Solidária


Dos dias 16 a 18 de Junho houve a II CONAES em Brasília.
Foto: Cezar Valois - abertura oficial

Presidente do PT, José Eduardo Dutra, fala a Militantes na II Plenária Nacional de Economia Solidária do PT

Economia Solidária como Estratégia e Política de Desenvolvimento!

Presidente do PT, José Eduardo Dutra e Niro Barrios, Secretário Nacional de Economia Solidária do PT.

Dutra reconhece a importância da Economia Solidária


Presidente do PT, José Eduardo Dutra fala ao plenário.