14 de ago. de 2012

Coordenador do Setorial Nacional de Economia Solidária do PT homenageia sanção da Lei de Ecosol do DF

No dia 08 de agosto de 2012, o Governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, sancionou a Lei da Economia Solidária do DF, que institui a Política Distrital de Apoio e Fomento à Economia Popular e Solidária.

Na ocasião, esteve presente o Coordenador do Setorial Nacional de Economia Solidária do PT, Niro Barrios.

"Esta solenidade de hoje marca um avanço para a Economia Solidária aqui no DF.O Governador Agnelo Queiroz e o Subsecretário de Economia Solidária,  Afonso Magalhães , estão de parabéns, comentou."

Coordenador Nacional do Setorial Nacional do PT, Niro Barrios com Governador do DF, Agnelo Queiroz.

6 de jul. de 2012

Caixa seleciona projetos socioambientais pela Chamada Pública - 001/2012

Inscrições até 20/07/2012 pelo site da Caixa: www.caixa.gov.br. Será assegurado apoio de até R$120 mil por projeto.

 
O Programa Caixa Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, por meio do apoio financeiro disponibilizado pelo Fundo Socioambiental CAIXA - FSA/ODM Caixa, publica a Chamada Pública 001/2012, que selecionará projetos socioambientais, cujo objetivo é o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM
A Chamada Pública 001/2012 priorizará projetos desenvolvidos em empreendimentos do Programa Minha Casa Minha Vida, cujo grupo beneficiário apresente renda familiar de até três salários mínimos enquadrados na Lei nº 11.977 de 07.07.2009, atualizada pela Lei nº 12.424, de 16.06.2011, voltados ao Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável.

A proposta é direcionada a jovens, acima de 14 anos, mulheres e homens, com foco na geração de trabalho e renda (empreendedorismo, associativismo e cooperativismo, com formação de redes e cadeias produtivas ou implantação de novos padrões socioprodutivos).

Os projetos deverão ser encaminhados à Caixa, conforme orientações do Regulamento anexo e disponível no site da http://www.caixa.gov.br/ - Download - Fundo Socioambiental - Chamada Pública 001/2012.
 
FONTE: CEF

28 de jun. de 2012

PL 4622/2004 é aprovado na Câmara Federal

Hoje, 27 de Junho, foi aprovado na Câmara Federal o PL 4622/04, que regulamenta as cooperativas de trabalho, produção e serviço. Este projeto de lei estava há 9 anos à espera para ser votado.

O documento segue para a sanção da Companheira Presidenta da República, Dilma Rousseff.

O Secretário Nacional de Economia Solidária do PT, Niro Barrios, esteve durante a votação.

18 de abr. de 2012

Representantes do Coperativismo e Economia Solidária se encontram com Marco Maia

O Presidente da Câmara dos Deputados recebeu, hoje,  entidades de representação do Cooperativismo Brasileiro: Unisol Brasil, Unicafes, OCB e a Unitrablho, representantes do Governo Federal ( Secretaria de Relações Institucionais, Secretaria Geral da Presidência da República, Ministério do Trabalho/ SENAES, Mapa, Denacoop, para discutir a cerca do Ano Internacional das Cooperativas, relacionando este assunto com o tema do Marco Regulatório e as ações comemorativas.


Segundo Arildo Mota, Presidente da Unisol Brasil,  este ano deve ficar marcado no Brasil como o ano em que nosso país foi capaz de aprovar um conjunto de leis que venham no sentido de promover e fortalecer o sistema cooperativo e da Economia Solidária. Ele destacou a importância do projeto de lei 4622/2004, que trata das cooperativas de Trabalho, Produção e Serviço, do PLS 03/2007 que propõe a  Lei Geral das Cooperativas, os projetos de lei que tratam das matérias tributárias e fiscais, a lei que regulamenta as Cooperativas Sociais, entre outras.

Dentre os Projetos de Lei em discussão, o Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, disse que está  dando prioridade para que o PL 4622/2007  possa ser ser aprovado e sancionado, ainda neste semestre, pela Presidenta Dilma. Neste sentido, o deputado afirmou que está pessoalmente empenhado para sua apreciação pelo plenário, porém ainda esbarra nas medidas provisórias que impedem que o mesmo vá a votação.

Ele comprometeu-se com todos que na primeira oportunidade em que a pauta estiver livre, ele encaminhará para votação estes projetos e outros de interesse das cooperativas e das organizações de representação.


FOTOS: Rodolfo Stuckert

12 de jan. de 2012