14 de jul. de 2011

EDITAL POS/GPS nº 03/2011

Processo de Seleção de Alunos para o Curso Gestão Pública e Sociedade

A Fundação de Apoio Cientifico e Tecnológico do Tocantins – FAPTO, por meio Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT, no uso de suas atribuições legais e atendendo as necessidades essenciais e temporárias de um projeto específico da Instituição, torna público o processo seletivo simplificado, com inscrições entre os dias 04 de julho de 2011 a 25 de julho de 2011, para seleção de candidatos para ingresso na 3ª edição do curso de Especialização em “Gestão Pública e Sociedade”, direcionado para políticas públicas em economia solidária, como resultado do convênio nº 744639/2010 - Siconv entre o Ministério do Trabalho e Emprego MTE com a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins – FAPTO e a Universidade Federal do Tocantins - UFT, tendo o Grupo de Análise de Políticas de Inovação - GAPI da Universidade Estadual de Campinas - Unicamp como parceiro na elaboração e execução do projeto, sendo este curso regulamentado nos termos da Resolução CNE/CES N° 01, de 03 de abril de 2001, da Portaria N° 87/MEC de 07 de maio de 2004 e em conformidade com as Normas Gerais da Pós-Graduação (Resolução CONSEPE/UFT nº 09 de 12 de maio de 2010), e sendo aprovado e credenciado pela Certidão CONSEPE/UFT nº 325/2008.
1. Objetivo
Selecionar candidatos para o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Pública e Sociedade – 3ª edição, turma 2011/2012, tendo como objetivo geral discutir diversas problemáticas da sociedade contemporânea e a gestão pública de políticas em economia solidária, qualificando a elaboração e a avaliação
de políticas públicas dentro do seu contexto social e político, incluindo desde a história do Brasil e do Estado
Brasileiro, da formação da agenda governamental até a execução dos programas e políticas públicas. Estas são as bases para a produção de novos parâmetros para se pensar e intervir no aprimoramento e democratização tanto da gestão pública brasileira, como da própria sociedade, numa dupla implicação dialética.
O curso encontra-se estruturado em módulos integrados, que pretendem possibilitar aos alunos a socialização e reflexão sobre as suas experiências em gestão pública, a discussão de temas vinculados à diversas áreas do conhecimento, a teorização dos problemas da sociedade contemporânea em perspectiva histórica e o desenvolvimento de ações e projetos no campo da autogestão e economia solidária.

Para maiores informações acesse  - http://www.mte.gov.br ( no link Economia Solidária)

FONTE: SENAES

12 de jul. de 2011

Senaes lança edital para combater a extrema pobreza

A Secretaria Nacional de Economia Solidária - SENAES, lançou na última semana um edital que tem como objetivo articular junto com os Estados da União ações para erradicar a miséria no Brasil.

A idéia é usar a Economia Solidária como estratégia para a produção e inclusão econômica dos que estão à margem da economia convencional, que é excludente.

Veja abaixo o link com mais informações disponibilizada pela SENAES:
http://portal.mte.gov.br/editais/chamadas-publicas-1.htm

1 de jul. de 2011

Secretaria Nacional de Economia Solidária completa oito anos

A Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério Trabalho e Emprego (Senaes/MTE) completou ontem, dia 26, oito anos de existência. Para comemorar a ocasião, foi aberta, no hall de acesso do bloco F, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, a exposição “Economia Solidária – 08 anos de Senaes”. Nela estão apresentas as diversas ações realizadas pelo órgão, além de exibidos artigos produzidos por empreendimentos econômicos solidários. Paralelamente à mostra, grupos promovem a venda de seus produtos em uma feira de economia solidária que também acontece no mesmo prédio do MTE, até a próxima sexta-feira.
Abertura
          oficial da exposição
No descerramento da faixa de inauguração, o secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer, fez um balanço bastante positivo do trabalho realizado pela Secretaria, uma vez que ela ajudou muito, nesses oito anos, no crescimento da Economia Solidária do Brasil. “Hoje nós nos tornamos complexos: temos conosco indígenas, quilombolas, quebradeiras de cocos e uma infinidade de pessoas com quem caminhamos juntos”, disse. Singer também parabenizou o Fórum Brasileiro de Economia Solidária (FBES), entidade que nasceu junto com a Senaes, no mesmo instante. “Várias das nossas atividades são realizadas com o FBES, é nosso grande parceiro nos 110 convênios que realizamos na proposição de políticas públicas para o Brasil”, ressaltou.
A abertura da exposição contou com as presenças do ministro do Trabalho e Emprego em exercício Paulo Roberto Pinto, o ministro da Previdência Garibaldi Alves Filho e o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário Vital, diretor de Cooperativismo, Negócios e Comércio (Decoop/SDT), Vital Filho.
Projeto
          Nacional de Comercialização Solidária, realizado em parceria
          com o IMS, está na mostra
Projeto Nacional de Comercialização Solidária, realizado em parceria com o IMS, está na mostra

FONTE: LEA CUNHA - IMS